Renato Martins é diretor, montador, roteirista e produtor, atuando em projetos audiovisuais autorais e comerciais para produtoras, plataformas de streaming e canais de TV.
Dirigiu os premiados longas documentais Relatos do Front, Geraldinos e Carta para o Futuro, além da série documental Relatos do Front – A Outra Face do Cartão Postal e o podcast original Globoplay No Rastro do Dinheiro. Também assina a direção do filme Magro de Aço, sobre a história de Ronaldo Angelim.
Atualmente, finaliza o documentário Ali Eu Resolvi Viver — uma coprodução da Jacqueline Filmes com a Produtora Viralata — e dirige o novo longa documental Decisões de Gabinete, também em coprodução com a Viralata. Também está em pós-produção de uma série musical com Pretinho da Serrinha para o canal BIS, com estreia prevista para o primeiro semestre de 2026.
Como montador, assinou a edição de obras de destaque no cinema e na televisão, entre elas: Tropa de Elite 2, O Ninho: Futebol e Tragédia, Até Que a Sorte nos Separe 3, Os Desafinados, Democracia em Preto e Branco, Sociedade do Medo, Tamboro, O Engenho de Zé Lins, Quanto Tempo o Tempo Tem, O Concurso entre outras.
No gênero da comédia, editou sitcoms de sucesso como Tô de Graça (Multishow), A Sogra Que Te Pariu (Netflix) e Ponto Final (Netflix), ambas com autoria e atuação de Rodrigo Sant’Anna.
Recentemente trabalhou como editor/finalizador na série de comédia Volte Sempre, produzida pelos Estúdios Globo para o Multishow.
Formado em Comunicação Social, Renato realizou cursos complementares de cinema no Brasil e em Londres.