Vanessa Araújo Souza é diretora e roteirista formada em Comunicação Social – Rádio e TV pela UFRJ, com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo IBMEC e especialização em roteiro pela FACHA. Atua na criação, desenvolvimento e direção de obras de ficção, animação e documentário.
Dirigiu e roteirizou os filmes e séries Pessoal é Político (2017), Mulheres de Luta (2017), Carolina (2018), Literatura, Substantivo Feminino (2018), Moda Sem Medida (2019), O Cinema das Mulheres (2020), Mulheres na História – Biografias (2021) e O Rio que Deságua na África (2023), exibidos em canais como Globoplay, GNT, Curta!, Futura, CineBrasilTV, Primebox, FashionTV, SescTV e plataformas VOD.
É criadora do argumento do documentário Cadernos Negros, dirigido por Joel Zito Araújo e vencedor da Mostra São Paulo 2025. Encontra-se em fase de montagem com três longas documentais: Lélia Gonzalez – A Voz da Amefricanidade (em parceria com a Produtora Viralata), As Escrevivências de Maria Firmina dos Reis e MPB em Revolução.
Na ficção, desenvolve os roteiros de A Família Perfeita, Passos de Liberdade e Frevo Mulher, além de ser autora do argumento A Rainha do Funk, inspirado na trajetória de Tati Quebra Barraco.
É autora do livro Bizunguinha – Meu Lugar no Mundo, que origina projeto audiovisual em desenvolvimento.
Atualmente, Vanessa comanda o Núcleo Criativo da Produtora Viralata e Lascene, ao lado do Diretor Executivo e sócio fundador da Viralata, Gabriel Corrêa e Castro.