Bola Pro Alto! é um longa-metragem sobre a altinha, jogo livre, colaborativo e praiano nascido no Rio de Janeiro. Com o foco em deixar a bola no ar pelo máximo de tempo sem usar as mãos a altinha é uma febre nas areias e quadras do Rio e vem conquistando corações em todas as partes do mundo.
O filme mergulha no Coqueirão como é chamado o trecho da praia de Ipanema conhecido por muitos anos como o epicentro do jogo na orla carioca para revelar os bastidores do esporte, sua evolução e seus personagens.
Bola Pro Alto! nasceu do desejo de um grupo de amigos de praia em registrar a altinha em um curta metragem e se tornou um longa realizado durante mais de seis anos pelas produtoras Lúdica e Viralata.
Dirigido pela cineasta carioca Cecília Lang, o documentário é conduzido em primeira pessoa por ela que desde criança e foi testemunha das diferentes fases do desenvolvimento do esporte, não como jogadora, mas como espectadora. Através de um mosaico de depoimentos o filme revela um pouco dos bastidores do esporte e sua história de forma descontraída como uma conversa de praia. Pra muitos uma terapia, para outros lazer, há quem diga que a altinha é uma brincadeira de adultos ou um esporte de alto rendimento, muitas são as definições para a altinha, mas inquestionável é o seu lema: não deixar a bola cair! Evandro Mesquita, Cynthia Howlett, Karina Vela e Marcelo Adnet são alguns dos amantes da bolinha no alto que marcam presença no documentário.
Mais do que uma roda de bola com dinâmicas e jogadas desenvolvidas ao longo dos anos, o filme revela a altinha como um estilo de vida, uma maneira de estar no mundo, uma autêntica expressão da cultura carioca.




